quarta-feira, 3 de junho de 2009

"Dê alimentos orgânicos para seus filhos. Seus netos agradecem."


A frase acima é o título da nova campanha do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - ENTRE PARA O MUNDO SAUDÁVEL, PREFIRA ALIMENTOS ORGÂNICOS.


Os alimentos orgânicos são obtidos em sistema de produção onde não são utilizados fertilizantes sintéticos solúveis, agrotóxicos e transgênicos. Isso significa que são mais seguros para o consumo.


Também são características fundamentais na produção orgânica as responsabilidades na produção orgânica as responsabilidades social e ambiental. Os sistemas orgânicos de produção têm como base os princípios agroecológicos que contemplam o uso saudável e responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, de modo a reduzir as formas de contaminação e desperdício desses elementos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.


O alimento orgânico, de origem animal ou vegetal, é mais saudável, tem mais sabor e pode estar bem perto de você.


Pesquisas indicam que o alimento orgânico tem maior diversidade de vitaminas, sais minerais e outras substâncias importantes para a sua saúde. Isso deve-se ao manejo diferenciado que é dado às plantas e aos animais onde o equilíbrio nutricional do sistema produtivo e o bem-estar dos animais ajudam a gerar produtos mais saudáveis.


Na gastronomia, suas características conferem melhor sabor e realçam o aroma das receitas.


Nossos hábitos de consumo influenciam diretamente sobre como serão produzidos os nossos alimentos. Cabe aos consumidores valorizar e, assim, garantir que aumentem o número de produtores que têm responsabilidades social e ambiental.


O consumidor responsável deve considerar e valorizar, no ato da compra, os produtos da estação, aqueles que fortalecem os produtores locais e os que têm processo de produção e embalagens que agridem menos o meio ambiente.

fonte: folder - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
ATENÇÃO: VERDURAS HIDROPÔNICAS NÃO SÃO ORGÂNICAS, POIS O CULTIVO EM ÁGUA NECESSITA DE MUITAS SUBSTÂNCIAS, MUITAS VEZES QUÍMICAS, PARA GARANTIR OS MESMOS NUTRIENTES QUE A TERRA FORNECE AO ALIMENTO PLANTADO ORGANICAMENTE.
Beijos, Maíra.

Um comentário:

  1. O mais legal dessa campanha do MAPA é que o alimento orgânico faz parte de uma filosofia de produção orgânica. Ou seja, não basta o produtor plantar sem a utilização de agrotóxico, as leis trabalhistas , ambientais etc devem ser respeitadas para que o produtos seja considerado orgânico. Aprendi isso numa ótima palestra do Coordenador de Agroecologia do MAPA (Rogério, esqueci o sobrenome), na semana do alimento orgânico. Bjos,bjos

    ResponderExcluir