sábado, 6 de junho de 2009

Adoçantes

Os adoçantes (edulcorantes) são substâncias usadas como substitutos do açúcar. Para escolher qual devemos usar, levamos em consideração preço, sabor, sabor residual ...

Algumas dicas para ajudar na escolha:

  • O ciclamato teve seu uso proibido nos Estados Unidos;
  • Adoçantes produzidos com stévia, folha com capacidade de adoçar, é natural (Algumas marcas de adoçantes stevisídeos, também possuem ciclamato e sacarina. Prefira os que só possuem stévia);
  • Ciclamato de SÓDIO e Sacarina SÓDICA não devem ser usados por hipertensos;
  • Para preparar receitas que vão ao fogo com adoçante, verifique se o mesmo é "adoçante de forno e fogão" e qual é a proporção usada quando comparado com açúcar.

Ingestão Diária Aceitável (IDA) para adoçantes (edulcorantes), segundo o Codex Alimentarius:

SACARINA - 3,5 mg / Kg de peso

STEVIOSÍDEO - 5,5 mg / Kg de peso

CICLAMATO - 11 mg / Kg de peso

ASPARTAME - 40 mg / Kg de peso

Cuidado com o excesso de adoçantes, mesmo o natural. Existem vários estudos sobre o uso excessivo. A dica é contar as gotinhas, sem esguichar!

Ah! Ninguém nasceu só querendo tomar leite bem docinho. Criamos nossas preferências alimentares ao longo de toda a nossa vida, mas principalmente durante à infância. Assim, para quem tem criança, cuidado com o uso do açúcar e, para quem já comete o crime, se acostume, aos poucos, à sentir novamente o sabor dos alimentos sem estarem saturados de "veneno" !

Mais uma semana cheia de esperanças!

Maíra

Nenhum comentário:

Postar um comentário