terça-feira, 16 de junho de 2009

Alimentos Integrais


Para deixar algumas preparações mais saudáveis, podemos optar pela troca dos alimentos refinados pelos integrais.



A farinha de trigo integral pode ser usada para preparar pães, bolos, tortas doces e salgadas, bolinhos...

Também podemos incluir, na nossa alimentação, diária arroz integral, aveia, farelo de trigo.

Os alimentos integrais são ricos em fibra, vitaminas e minerais quando comparados com os refinados, que são fonte, quase que exclusivamente, de carboidratos simples.

As fibras auxiliam no funcionamento do intestino, quando consumidas diariamente e casadas com consumo adequado de líquidos (2 litros por dia!), auxiliam no processo de perda de peso, por promover saciedade, auxilia no controle dos níveis de colesterol e glicose sanguínea.

Podemos adaptar todas as receitas de bolo para usar a farinha integral. É só substituir metade da quantidade de farinha simples pedida pela integral.
Quem quiser, pode experimentar a receita:


BOLO DE CASCA DE BANANA
(Para os que torcerem o nariz, podemos dizer que o bolo é de banana com chocolate!)
Ingredientes:
  • 4 unidades de casca de banana (ou 4 xícaras de chá de cascas)
  • 2 ovos
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 2 colheres (sopa) de margarina
  • 1 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
  • 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral
  • 1 colher (sopa) canela em pó
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo: Lave as bananas em água corrente. Separa 04 unidades de casca ou 4 xícaras (chá), caso tenha quantidade maior de cascas. Bata no liquidificador as gemas, o leite, a margarina, o açúcar mascavo, a canela em pó e as cascas de banana. Despeje essa mistura em uma vasilha e acrescente as farinhas. Mexa bem e reserve. Bata as claras em neve, misture-as delicadamente com a massa e com o fermento em pó. Despeje em assadeira untada e enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido, em temperatura média (150 a 180°C), por aproximadamente 40 minutos.

Dica 1: para quem não usou a banana antes, faça uma calda com as bananas cortadas em rodela em calda de 1/2 xícara (chá) de açúcar e 1 xícara (chá) de água.

Dica 2: A banana, assim como a casca, é rica em fibras e potássio, mineral que auxilia na prevenção de cãibras, controle da pressão arterial e é essencial para o funcionamento de todos os nossos órgãos.

Dica 3: frutas como banana, maçã e pêra, escurecem ao serem descascadas e entrarem em contato com o ar. Para evitar esse processo, pingue suco de limão ou laranja assim que for retirada a casca.

Beijos, Maíra







2 comentários:

  1. Má, a banana pode ser usada nessa receita também,né?!? Colocando-as cortadas depois de despejar a massa na forma. Bjos,bjos

    ResponderExcluir
  2. Pode! E também pode colocar somente 02 bananas inteiras, com casca e tudo, na hora de bater no liquidificador.
    Beijos, Maíra!

    ResponderExcluir