segunda-feira, 27 de junho de 2011

SAL


Todo mundo já sabe que os brasileiros são exagerados no que diz respeito ao uso de sal e produtos industrializados ricos em sódio! Mas mesmo assim é preciso dizer, mais uma vez, que esse consumo é prejudicial à saúde!

A Organização Mundial de Saúde - OMS definiu em 5 gramas de cloreto de sódio (= sal de cozinha) a quantidade considerada máxima saudável para a ingestão alimentar diária.

5 gramas de sal de cozinha = 2 gramas de sódio

O consumo médio do brasileiro corresponde ao dobro recomendado, ou seja, 4 gramas de sódio por dia!  Por isso alguns estudos indicam  37,8% dos homens e 32,1% das mulheres brasileiras com pressão alta!
Existem opções com menos sódio, como é o caso do SAL LIGHT: composto por cloreto de sódio e cloreto de potássio. Muitas vezes o sal light é indicado com prescrição médica em substituição ao sal comum, que possui apenas cloreto de sódio, componente esse que pode contribuir para o aumento da pressão arterial.

Já o SAL MARINHO  é o sal que não passa pelo processo térmico de refinamento, como o sal comum. O iodo nele contido é natural (das algas marinhas), enquanto no sal comum o iodo é adicionado na forma de iodato de potássio. O sal marinho também possui magnésio, flúor, cálcio e outros.

O GLUTAMATO MONOSSÓDICO, vilão da história, é um sal de sabor adocicado e está presente em alguns produtos industrializados, como caldo de carne e de galinha.
Além do "vilão" já citado, devemos observar nos alimentos industrializados os seguintes componentes e ter cuidado com o consumo excessivo: bicarbonato de sódio, fosfato de sódio, hidróxido de sódio, sulfato de sódio, propionato de sódio, ciclamato de sódio e sacarina sódica (adoçantes dietéticos).

No mais, precisamos é trocar o sal pelo temperos naturais: alho, salsinha, cebolinha, coentro, orégano, manjericão, cebola, pimenta, alecrim, pimentão, tomilho, louro...

Uma dica é utilizar o "SAL VERDE"!
É simples: pegue a quantidade de sal que você costuma utilizar durante 1 mês e divida em dois. Guarde uma metade para o próximo mês. Na outra metade, misture ervas secas de sua preferência (orégano, manjericão, etc.), alho desidratado, cebola desidratada, etc. e use na mesma quantidade que você utiliza o sal puro!

Maíra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário