quinta-feira, 16 de junho de 2011

"Ração Humana" - CUIDADO!!!

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, no último dia 7, publicou um informe técnico destacando que a expressão “ração humana” não pode ser utilizada como denominação de venda desses produtos. Isso porque o uso dessa expressão pode gerar dúvidas nos consumidores, uma vez que não indica a verdadeira natureza e característica desse alimento.

Pessoas que substituem refeições pela “ração humana” estão colocando a saúde em risco. É que esses produtos não fornecem todos os nutrientes necessários para uma alimentação adequada. Uma alimentação adequada deve ser variada, para fornecer carboidratos, proteínas, gorduras (principalmente as de boa qualidade!), vitaminas, minerais, água e fibras!


A carência de nutrientes pode causar anemia, hipovitaminoses, entre outros problemas de saúde.
As formulações, popularmente conhecidas como “ração humana”, são, geralmente, compostas por mistura de diferentes cereais, farinhas, farelos, fibras e outros ingredientes, como: guaraná em pó, gelatina em pó, cacau em pó, levedo de cerveja, extrato de soja, linhaça e gergelim. “O consumo de produtos com alto teor de fibras, como misturas de cereais, farinhas e farelos, deve estar inserido no contexto de uma alimentação diversificada e saudável”, orientou a diretora da Anvisa - Maria Cecília Brito.

Vale lembrar que alegações de propriedades medicamentosas, terapeuticas e relativas à emagrecimento não pode constar no rótulo desses alimentos.

Fica a dica: milagre não existe no que diz respeito à alimentação saudável, viu!?

Ah, e cereais comprados sem identificação, de locais que não se preocupam com a higiene, podem ser fontes de contaminação e causar doenças! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário