quarta-feira, 1 de junho de 2011

LIGHT X DIET

Muita gente acha que é só entrar no supermercado, encher o carrinho de produtos lights e diets e pronto, a alimentação será saudável e ainda perderá peso!
Doce engano!

Primeiro é importante saber a diferença entre os dois tipos de produtos!



Alimentos LIGHTS são aqueles que apresentam em sua composição uma redução de pelo menos 25% de um de seus componentes. Pode ser redução de açúcares, gorduras, sódio, etc.
Alimentos DIETS são os específicos para dietas que possuem restrição total de um dos seus componentes. Por exemplo: alimento sem açúcar, sem sódio, sem gordura, sem lactose, sem glúten, etc.

Os alimentos lights são direcionados para dietas de controle de peso, uma vez que são consumidos nas quantidades adequadas! Ok? Não adianta comprar um requeijão light e comer metade do pote de uma vez!
O light ainda possui calorias, provenientes de açúcar e/ou gordura, além de proteína dependendo do alimento. Mas quando comparado com o alimento tradicional, possui menos calorias.

Os alimentos diets NÃO são indicados para dietas com objetivo de controle de peso! Por exemplo, um chocolate diet sem adição de açúcar possui maior quantidade de gordura para compensar a falta do ingrediente retirado, portanto, tem mais calorias que o comum!

Para quem consome alimentos diets, ao comprar, verifique no rótulo qual é o ingrediente retirado, para ter certeza que atende a sua condição de restrição alimentar (diabetes, intolerência à lactose, colesterol alto, hipertensão, etc.).

Cuidado!!!
Pesquisas mostram que, após a introdução de alimentos lights e diets na alimentação diária dos americanos, o número de pessoas com sobrepeso e com obesidade aumentaram!!!

Manter as quantidades de alimentos adequado (específico para cada um de nós!) e consumir uma alimentação rica em verduras, frutas e legumes, cereais integrais, carnes magras, além de fazer atividade física diária são os fatores que mais influência na manutenção da nossa saúde! Doces, frituras, alimentos gordurosos, bebidas alcoólicas nos dão prazer, mas devem ser consumidos com moderação!

Beijos!
Maíra

Nenhum comentário:

Postar um comentário