segunda-feira, 11 de maio de 2009

PESSOAS DE FIBRA!



Vocês acreditam que há muito tempo as fibras eram consideradas fração inapropriada da nossa alimentação? Isso porque ela passa pelo nosso organismo sem sofrer metabolização, ou seja, saem da mesma forma que entram!

Mas sabemos que elas possuem importante papel na manutenção da nossa saúde: auxiliam no funcionamento do intestino, promovem saciedade contribuindo para o controle do peso, ajudam a diminuir e controlar os níveis de colesterol e até previnem doenças do como hemorróidas, diverticulite e câncer intestinal.

Para aumentar o consumo de fibras substitua o pão e o arroz brancos pelos integrais, aumente o consumo de frutas com casca, consuma maior quantidade de vegetais crus, inclua nas refeições grãos, leguminosas, castanhas, cereais e derivados integrais.

Salada de Sementes

Ingredientes:

- 2 xícaras (chá) de semente de abóbora

- 1 xícara (chá) de tomate

- 2 xícaras (chá) de repolho fatiado

- 1 xícara (chá) de cenoura ralada

- 2 colheres (sopa) de cebola ralada

- 2 colheres (sopa) de salsinha e cebolinha picadas

- 2 colheres (sopa) de azeite

- 1/2 limão

- sal a gosto

Modo de preparo: Limpe as sementes de abóbora. Lave-as, salgue-as e ainda úmidas, leve-as ao forno pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos. Mexa algumas vezes até ficarem torradas e crocantes. Reserve. Corte o tomate em cubos pequenos. Reserve. Em um recipiente, misture o repolho, a cenoura, o tomate, a cebola e o cheiro-verde. Tempere com azeite e limão. Coloque no liquidificador as sementes torradas e as sementes de linhaça e triture levemente. Adicione à salada no momento de servir. Verifique o sal.

Dica: também podem ser utilizadas sementes de girassol, castanhas e nozes!

Bom apetite!

Maíra.

Um comentário:

  1. Hummmm... Bem que você podia fazer uma visitinha pelo Planalto Central e fazer essas receitinas aqui,né?! ;-)
    Beijos,beijos

    ResponderExcluir