quinta-feira, 21 de maio de 2009

Mandioca

Vocês sabiam que é atribuída à mandioca uma lenda? A lenda indígena conta que a raiz comestível teria nascido do corpo de uma menina chamada Mandi.

Encontramos mandioca em quase todo o país, e sua safra vai de Janeiro a Julho.

A mandioca é excelente fonte de carboidrato, tornando-se uma alimento energético. Também contém razoáveis quantidades de vitamina do complexo B, principalmente Niacina, que promovem o crescimento e conserva a saúde da pele. Os minerais encontrados em maior quantidade são o cálcio, fósforo e o ferro.

A mandioca amarela, chamada de "mandioca manteiga", apresenta alto teor de beta-caroteno, que é o precursor da vitamina A, responsável pela proteção das células do nosso organismo.

A mandioca de boa qualidade apresenta-se uniforme, sem ranhuras e sua casca solta-se com facilidade. As evidências de deterioração são sua coloração em tons de azul escuro ou marrom, o aparecimento de linhas vasculares escuras ou ainda amolecimento de algumas partes.

Após ser descascada e limpa, a mandioca pode ser congelada em embalagens apropriadas. Elas não devem ser descongeladas à temperatura ambiente ou em geladeira. Devem sair direto do freezer para uma panela com água fervente.

Para aproveitarmos a mandioca de forma diferente, saborosa e nutritiva, segue receita de Pão de Queijo de Mandioca.

Pão de Queijo de Mandioca

Ingredientes:
  • 4 xícaras (chá) de mandioca
  • 1 ovo
  • 8 colheres rasas (sopa) de farinha de trigo
  • 4 colheres rasas (sopa) de margarina
  • sal a gosto
  • 150 gr de queijo ralado

Modo de preparo:

Cozinhe a mandioca até desmanchar. Amasse com um garfo e acrescente o ovo, a margarina e a farinha de trigo. Verifique o sal. Com as mãos umidecidas de água, faça bolinhas e passe no queijo ralado. Leve ao forno para assar em forma untada até ficarem dourados.

Dica 1: para não grudarem na forma, coloque papel alumínio e unte o mesmo com um pouquinho de óleo.

Dica 2: se comparados com o tradicional pão de queijo mineiro, o de mandioca possui quantidades maiores de nutrientes como as vitaminas e menor quantidade de gorduras.

Abraços,

Maíra!

3 comentários: