quinta-feira, 19 de maio de 2011

PARAFERNÁLIA NA COZINHA

Trabalhar no centro tem suas vantagens - tudo tá pertinho, tem de tudo - e suas desvantagens - trânsito, estresse, muita muita gente na rua, passando e esbarrando em mim!

Ainda não cheguei à conclusão se as lojas de 1,99 (só de nome, porque tem todos os preços!) estão na lista de vantagens ou na lista de desvantagens!

Uma das últimas aquisições foi um "super ultra max" secador "tabajara" de verduras!


E não é que o "trem" funciona e deixa as folhas sequinhas!
E isso é muito importante, pois folha guardada sequinha na geladeira dura muito mais!

É importante lembrar que antes de secar as folhas, é preciso fazer a higienização correta dos alimentos que serão consumidos crus.

A primeira etapa é a limpeza em água corrente (sem detergente, please!!!), para retirar toda a matéria orgânica aparente (terra, bichinhos e outras sujeiras).

Na segunda etapa é preciso fazer uso de Hipoclorito de Sódio = produtos sanitizantes indicados para higienização de folhas e frutas (tem em solução e em pó) OU = água sanitária (composta de água + hipoclorito de sódio, sem detergente, sem corante, sem fragância, etc.).

Gente! Vinagre e limão fazem o mesmo papel da água na primeira etapa, ou seja, não elimina bactérias! OK?



Para cada litro de água, precisamos diluir 1 colher das de sopa de água sanitária.

Deixar de molho por 15 minutos.

Enxaguar em água filtrada.

Secar bem e está pronto para guardar ou para usar!

Outra dica legal e útil é que podemos congelar algumas folhas!
Algumas precisam de passar por um processo chamado "branqueamento" para prepará-las para a longa estocagem.

O "branqueamento" consiste em, após a lavagem das folhas em água corrente, secá-las bem e picar (conforme a sua preferência!); megulhar os alimentos (serve para verduras e legumes, desde que não tenham muita água - exemplos: couve, brócolis, cenoura...) em água fervente (neste momento a água para de ferver), esperar que água volte à fervere; desligar o fogo; escorrer a água imediatamente e mergulhar o alimento em água bem gelada (pode ser até com gelo). Escorrer os alimentos, colocar em embalagens adequadas para congelamento e levar ao freezer.

Importante: o alimento branqueado NÃO está pronto para consumo e NÃO dever ser descongelado! É necessário que saia direto do freezer para a preparação quente, refogado, ensopado... (caso contrário, você irá perder todo o seu trabalho, pois o alimento mela e o único destino será o lixo!). Não dá pra congelar alface, ok!?

Gosto de congelar salsinha e cebolinha, pois não consigo consumir todo o "raminho" antes de estragar. Para esse temperos, nem precisa do "branqueamento", sigo a etapa da limpeza, da secagem e do corte. Quando quero usar, sai direto do freezer para a panela quente!

Salsinha congelada

Beijos!
Maíra



4 comentários:

  1. Olá Queridona! Cê acredita que meu sonho é ter esse secador de folhas. Acho super legal,mas fico com sua reflexão da parafernália na cozinha que a gente vai comprando e há um tempo era bem carinho. Depois me conta o investimento, já que funcionar ele funciona. :-)
    Beijos,beijos saudosos!
    Lili
    PS.Fui no Dia das Mães, fiquei pajeando ela, só saí para conhecer a casa da Lívia e nem deu para te cutucar. :-(

    ResponderExcluir
  2. Oi Lili!!! Menina, olha o investimento vale, foi uns 20 e pouco, e essa é da grande!
    Pois é, sabia que você vinha, mas imaginei mesmo que você devia estar com a sua mãe!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  3. Uai já dá para comprar!rs Pois é, Mami tá precisada de atenção. Ahhhh! Adorei a nova foto "capa"do blog. Se tiver jeito de acertar o título de uma forma que fique melhor de ler ia ser legal.
    Ah! Acabo de saber que seu chefe daqui voltou pra aí. Tá mexendo com uns seminários na Assembleia.
    Bjos,bjos

    ResponderExcluir
  4. Pois é Lili, tenho que ver se alguém arruma isso para mim. Ficaria melhor se clareasse a foto um pouco!

    Uai, outro dia vi que ele estava em uma das diretorias do Ministério!

    Beijocas!

    ResponderExcluir