segunda-feira, 30 de maio de 2011

ARROZ


Fonte, principalmente, de carboidrato, o ARROZ faz parte do prato do brasileiro no dia a dia. Isso todo mundo já sabe! O que a maioria das passoas não sabem são os benefícios do uso do ARROZ INTEGRAL!

O ARROZ INTEGRAL é composto por camadas (a "casquinha"!) que protegem o grão, concentrando maior quantidade de fibras e minerais.

ARROZ INTEGRAL

Quando o ARROZ INTEGRAL passa pelo processo de polimento e suas camadas mais externas são removidas, obtem-se o arroz branco. Quanto maior a intensidade do polimento (quanto mais braquinho o arroz), maior o número de camadas são perdidos e, consequentemente, maior a perda de nutrientes. O ARROZ BRANCO é basicamente composto por amido.


ARROZ BRANCO

Também encontramos o ARROZ PARBOILIZADO, que sofre um processo que deixa o endosperma (camada de amido) mais duro. Esse processo ajuda a guardar certa quantidade de minerais e fibras do interior do grão, tornando-o mais nutritivo que o arroz branco polido. Além disso, os grãos ficam mais viscosos, mais soltos e resistentes à desintegração. Alguns estudos científicos dizem que o ARROZ PARBOILIZADO possui maior teor de proteína e matéria mineral, e menor teor de gordura que o ARROZ BRANCO!

O ARROZ PARBOILIZADO é digerido mais lentamente que o arroz branco, o que prolonga a sensação de saciedade!

A fibra presente em maior quantidade no ARROZ INTEGRAL contribui para o aumento do bolo fecal (numero 2!) e, consequentemente, seu consumo previne doenças como câncer do aparelho digestivo e hiperlipidemia (colesterol alto!) - claro que casado com uma alimentação saudável, rica em verduras, legumes e frutas, cereais integrais, e pobre em gordura e açúcar! A fibra também prolonga a sensação de saciedade!

O preparo do ARROZ Parboilizado é bem simples. É só ferver a água, colocar os temperos e o arroz... não precisa de óleo!

Já o segredo do ARROZ INTREGRAL é a quantidade de água. Enquanto colocamos 2 xícaras de água para cada xícara de ARROZ BRANCO, para o INTEGRAL, colocamos 3 xícaras de água para cada 1 de grão.

Em relação ao óleo, para torrar o ARROZ BRANCO ou o ARROZ INTEGRAL, para cada 1 Kg de grão, só devemos usar, no máximo, 2 colheres das de sopa de gordura!!!
Isso mesmo!
Então, se você faz menos arroz, coloque o mínimo de óleo!

Também dá para preparar o arroz SEM gordura. É só colocar o arroz na panela com os temperos e levar ao fogo! Só requer mais atenção para não queimar! Quando sentir o cheiro de arroz torrado, acrescenta a água.

Beijos e bom arroz!
Maíra

Nenhum comentário:

Postar um comentário