terça-feira, 10 de maio de 2011

Ratatouille + Cuscuz + Carne na Cerveja Preta

Mais fácil e saborosa que esta combinação... "tá" difícil!!!

Para fazer o Ratatouille é o seguinte: corte os legumes em rodelas da mesma espessura - cebola, abobrinha, berinjela, cenoura... Caso queira, pode colocar tomate, gosto de usar tomates cerejas inteiros (se for o grande, corto em 4!). Coloque um pouquinho de azeite numa panela (só para sujar o fundo) - eu sei, eu sei que não de deve cozinhar com azeite, mas esqueço que sou nutricionista quando faço, fica mais saboroso! - e um pouco de tempero caseiro. Arrume as rodelas dos legumes, começando pela cebola. Só depois que esconder todo o fundo da panela, passe para outro legume - faço camadas assim: cebola, berinjela, tomate, abobrinha...
Deixe em fogo alto no começo, quando começar a grudar, abaixe o fogo.
Se você achar que vai queimar o fundo, o truque é colocar um pouco de vinho branco! Dá um caldinho bom demais!
Deixe cozinhando até a última camada ficar cozida e cheirar a casa toda!
Ah, uso um tempero que dá um "tchan". Claro que é français: cannelle (canela), abricot (damasco) e datte (tâmara)! (Ah, aceito de presente se alguém for pra lá!)

A carne, é só colocar 1 Kg de carne de boi (da sua preferência, de 1ª, de 2ª, tanto faz, o que sua vontade - e seu bolso - permitir!) na panela de pressão com 1 pacote de creme de cebola (realmente a nutricionista estava longe!), 1 latinha de cerveja preta e 1/2 lata de extrato de tomate. Depois que pegar pressão, deixar no fogo por uns 30 minutos.

O Cuscuz, é só seguir as instruções da caixinha: colocar a semolina na mesma quantidade de água fervendo (exemplo: 200 g de semolina para 200 ml de água), temperada com um pouco de azeite, sal e pimenta do reino branca - fora do fogo. Deixar por volta de 7 minutos ou até absorver a água completamente. Aquecer, acrescentando 50g de manteiga (ou margarina). Soltar com um garfo.

E... bom apetite!

Estava quase esquecendo! A sobremesa!

Banana prata cortada em fatias num refratário, pontinhas de faca de margarina, açúcar mascavo, canela, castanha do pará e passas, tudo assado em forno bem quente!

Maíra!

4 comentários:

  1. Prima,
    Acho que nos próximos posts você deveria eleger alguém para experimentar seus pratos.
    Eu posso indicar uma pessoa ótima!rsrs
    Gostei da receita!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Ei Maíra beleza?

    Experimenta colocar cebola e pimentão vermelho em cubinhos no cuscuz! Fica ótimo!

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Ei Jonas!
    Fica ótimo mesmo! Melhor se colocar amêndoas e passas!

    Ah, parabéns pelo baby!!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir