terça-feira, 12 de abril de 2011

TEMPEROS


Comprei um livro, há um tempo, bem bacana, sobre temperos e sabores - "Ervas, Temperos e Condimentos de A a Z" (autor Tom Stobart, editora Zahar).

O acordo do Ministério da Saúde com as indústrias para reduzir o teor de sódio dos alimentos é um bom motivo para cozinhar de uma forma mais saudável em casa também, trocando o excesso de sal por temperos naturais verdinhos, amarelos, vermelhos...



Vou começar com o nosso "cheiro-verde", cebolinha + salsinha, que é bem tradicional. Existem algumas variações nesse mundão de Brasil... tem lugar que tem coentro,  e tem até onde vem uma pimenta dedo de moça junto!


A CEBOLINHA (para os chiques, em francês, ciboulette!) é da família da cebola, por isso quando picada, seu sabor lembra o de uma cebola delicada.
Sua cor verde forte faz dela um "enfeite" perfeito para os pratos!
A cebolinha não mantém o sabor quando seca, mas pode ser congelada ou mantida por algum tempo em saco plástico na geladeira.

Para congelar, basta lavar, secar, picar e colocar em potes pequenos (fica ótimo em forma de gelo). Na hora de usar, não pode descongelar, tem que sair direto do freezer para o prato fumegante!

Já a SALSA (para os mais íntimos, a SALSINHA) pode ser encontrada com folhas lisas ou crespas. As de folha lisa são mais resistentes que as variedades de folha crespa.
Grande parte da melhor culinária européia seria impensável sem a "persil" (Oui!), que é sempre incluída no bouquet garni (assunto pra outro post!), e, bem picada, nas misturas de esvar finas (mais um post!).
O mesmo acontece aqui no Brasil, onde a salsinha está presente tanto nos pratos simples como nas grandes receitas.
E o mais importante: já foi comprovado que o talo da salsinha tem mais vitamina C que a folha! Então, usa tudo gente!

Já tentei fazer uma horta aqui em casa, mas não bate sol na hora certa. Uma pena...

Maíra

Nenhum comentário:

Postar um comentário