quinta-feira, 7 de abril de 2011

Sacolas Ecológicas


A partir de 18 de abril, todo o comércio de Belo Horizonte será obrigado à utilizar somente sacolas ecológicas ou retornáveis. O mesmo serve para o nosso saco de lixo!

Sacolas ecológicas são as opções reaproveitáveis ou compostáveis, entre as quais estão as famosas ecobags (de lona, tecido, juta ou outro material de vida longa), as sacolas plásticas recicladas e as sacolas biodegradáveis.

As sacolas biodegradáveis (compostáveis) são aquelas produzidas com matéria orgânica, geralmente amido de milho, que é de fácil decomposição. Esse material se degrada em até 180 dias pela ação de microorganismos presentes em ambientes de compostagem e de aterros sanitários. Transformam-se em um composto orgânico que pode ser usado como húmus na adubação.

As sacolas conhecidas por oxibiodegradáveis não entram na lista das sacolas ecológicas porque, sendo feitas a partir do petróleo, causam tantos prejuízos ao meio ambiente quanto as sacolas comuns. Por isso, fiquem ligados e não se deixem enganar!


Já que Belo Horizonte é a primeira capital do Brasil que proibe o uso de sacolas plásticas, seguem algumas idéias se sacolas bacaninhas!









QUANTAS SACOLAS PLÁSTICAS VOCÊ USOU ESTE ANO?

PERDEU AS CONTAS?

A NATUREZA CONTINUA CONTANDO.

Belo Horizonte (apesar dos pesares) anda me orgulhando... depois do CARNAVAL - maravilhoso - de rua, a proibição das sacolas plásticas!

Maíra.

5 comentários:

  1. Oi Má, você contribui ainda mais com a natureza: desloca-se para o trabalho de ônibus e a pé, aproveita alimentos...Parabéns!

    Quanto às sacolinhas, é um começo. É só a pessoa e mundo não ficarem consumistas de modelos de sacolas ecológicas. Só eu tenho 5 sacolas que eu ganhei por aí de diversos segmentos... É o "r" de reduzir que a gente esquece!


    Beijos,beijos

    Lili

    PS. Dia 15/04 tem Mundo Livre aqui, lembrei de você. Dá uma passidinha aqui antes de subir! rs

    ResponderExcluir
  2. Lili, tb já tenho umas 5 sacolas... pelo menos, na hora da compra grande, estou usando de 2 a 3 sacolas!
    Meu voo ia mesmo passar por aí, mas essa semana a Gol mudou e passo em Salvador...
    Beijos! Má!

    ResponderExcluir
  3. Oi Lili tudo bem?

    Tenho um site que estou montando da minha ong. Reciclando o Planeta. Vi teu blog e gostei, por isso estou lhe convidando para ser voluntária da minha ong, enviando receitas para publicação. O que acha? Contato, Fátima Barbosa reciclandoplaneta@gmail.com ou 11 3974 7265 ou 9527 5558

    ResponderExcluir
  4. Olá Fátima!
    Eu, a "dona" do blog (!!!), sou a Maíra! A Lili é uma amiga! Vou te mandar um e-mail!

    ResponderExcluir
  5. boa noite!
    viva todos que usam a sacola retornável. estes sacos plasticos e um saco, tenho uma idéia para q as pessoas passem a usar a sacola retornável. falo para todos quando esta idéia se tornar uma prática

    ResponderExcluir