terça-feira, 13 de março de 2012

Alguns lugares gostosos no Rio de Janeiro (vistos por uma mineira)!

Depois de muito e muito tempo sem ir ao Rio de Janeiro, em novembro do ano passado voltei e confirmei que o Rio continua lindo (barango, mas é a pura verdade!)! Esse mês, repeti a dose com a Renata, do blog http://www.revivendoviagens.blogspot.com/, que fala muito melhor de turismo...



A maioria das dicas "alimentares" foram dadas pelo meu amigo João, que teve a manha!!!

A Rotisseria Sírio Libaneza, que fica no Largo do Machado (estação do Largo do Machado do Metrô), serve uma comida árabe deliciosa, com destaque para as esfirras, quibe, pimentão recheado (também tem berinjela e abobrinha), arroz com lentilha e cebola...



Outro lugar bem tradicional, com garçons antigos (e simpáticos também!!!), é o Cervantes! O restaurante fica aberto durante a madrugada, podendo estender até as 6 da matina nos finais de semana! Fui parar lá depois de um achado, o Jazz na Taverna (na época que fui, acontecia num hostel na entrada da Pavão Pavãozinho). Ir lá e não pedir um sanduiche é igual ir ao Mercado Central de Belo Horizonte e não comer fígado acebolado com jiló (nem adianta fazer cara feia, hen!).
Recomendo o localizado em Copacabana, na Av. Prado Junior, nº 335 B.
O sanduiche foi feito na medida certa pra quem vem da balada morrendo de fome. O mais tradicional é o de pernil com abacaxi, mas tem um com tender que também é delicioso (né, Igor!)! Vale o custo benefício!

Pernil com abacaxi



Um programa turístico bem bacana no Rio é a visita ao mosaico na escadaria no Convento de Santa Tereza na Lapa, feito pelo artista Jorge Selarón.


Depois de subir a escadaria, suar e quase derreter com o calor de 40°C (na sombra!!!) do Rio, corra até à Adega Flor de Coimbra e peça uma cerveja estupidamente gelada acompanhada do melhor bolinho de bacalhau!



Ah, leia com atenção os avisos do local!!! Depois não diga que não avisei!!!



Você quer tomar um chopp diferente? Então vá ao Belmont e peça um chopp escuro da Brahma. Não pense que é igual ao chopp que tomamos por aqui (em Belo Horizonte)!!! Vale experimentar!!! Também, é farmoso por lá, a rodada de empadas servidas de mesa em mesa pelo garçons... acho que são iguais azeitonas: enquanto alguns amam, outros odeiam!!! Eu amo...

Empada de Sirí acompanhada do chopp escuro.

O Belmonte da Lapa é uma boa escolha pra iniciar a noitada (e depois ir num show bem bacana por lá - desejo que quando você for, veja um à altura do que vi: Arnaldo Antunes + Karina Buhr!!!!)!

Outra dica bacana na Lapa, não tão gastronômica, é a Feira da Rua Lavradio, que acontece no primeiro sábado de cada mês. Voce pode caminhar (e fritar durante o verão - vá depois das 15 horas, quando o sol não está judiando tanto) pelas barracas e depois escolher um bar/restaurante para tomar um chopp gelado e comer uma comidinha boa!

Restaurante Cantinho do Senado (esquina da Rua Lavradio com Rua do Senado).
Para o café da manhã (ou da tarde), o Cafeína é uma ótima opção. Apesar do preço mais salgado, vale pelas delícias! Os pães são de babar!!!



O carioca tem o hábito de tomar café da manhã na rua, por isso, em toda esquina, tem uma casa de sucos, sanduiches e afins...
O Bibi Sucos é bem famoso, e garante tal fama pelo sabor! O suco de lichia é uma delícia (mas prepare o bolso!).

Já para manter a tradição do mate gelado, indico a rede Mega Matte (que já está em BH, recomendo demais!). Outa opção para tomar um mate delicioso, na praia, é escolher um vendedor (com um tambor de alumúnio bem novinho e limpo!) e pedir um misto (mate + limonada)! Hummmm... ah, pede um biscoito Globo para acompanhar



Ah, não podia esquecer de uma lugar apresentado pelo meu pai, o Restaurante Carangueijo! Fica em Copacabana, em frente à saída da estação Canta Galo do Metrô. Sabe aquela casquinha de sirí que você só come na praia?  Pois é, essa é 10 vezes melhor!!!


O Carangueijo é especialista em tudo que vem do mar! Os garçons são antigos e simpáticos e, pelo que percebi, são considerados "xodó" da vizinhança!!!

Já para a sobremesa, indico a sorveteria Itália. Os sorvetes de fruta (sem leite) são deliciosos e refrescam bem! O Cítrico (novidade) é demais: mistura de limão, tangerina, maracujá e acerola (aposto que você sentiu aquela sensação no canto da boca!!!).

Agora, para agradar os olhos também, vá à Confeitaria Colombo (a antiga, que fica no centro)! O Café do Forte (de Copacanaba) também é bem charmosinho, mas nada que supere a beleza da unidade do centro (quase dá para ouvir os suspiros das pessoas ao entrarem - Ôooo!). É linda e você se sente lá pelos anos de 1900!!! Os doces são muito doces (quase doce de batata doce!!!) e enormes! Se for em dias de semana ou no sábado, vale uma esticadinha no Saara (mas deixo bem claro que você vai deixar os nobres salões dos anos 20 para chegar no submundo das lojas de 1,99!).





Ainda existem muitos lugares para descobrir no Rio!!! Muitas idas ao Rio virão...

Ah, Rio de Janeiro... você realmente continua lindo... interessante, gostoso, quente, cultural, democrático, bacana...

Maíra.




P.S.: segue minha manifestação de solidariedade ao bonde e aos cariocas que precisam dele pra chegar em Santa Tereza!




5 comentários:

  1. valeu pela menção. tô com inveja do seu passeio. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João!!! As dicas foram realmente maravilhosas!!! Obrigada!

      Excluir
  2. João! as dicas foram realmente maravilhosas! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post!! Deu água na boca por lembrar de alguns lugares e também por outros que eu (ainda) não conheci!!
    E vamos voltar logo ao Rio pra "alimentarmos" nossos blogs.. desculpa boooa.. hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é! Quem sabe daqui um tempo não somos convidads para viajar e dar nossas opiniões!!!

      Excluir