sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

CHÁ VERDE

Chá é todo produto constituído de uma ou mais partes de espécie(s) vegetal(is) inteira(s), fragmentada(s) ou moída(s), com ou sem fermentação, tostada(s) ou não; e pode ser adicionado de aroma ou especiarias para conferir aroma e ou sabor.
O chá é tradicionalmente preparado por infusão, que consiste em adicionar água fervendo à planta e abafar por 2 a 3 minutos.
Alguns chás podem ser preparados por decocção, fervendo a planta em água por 3 a 5 minutos. Essa técnica é utilizada para partes mais duras das plantas, como as cascas.

As folhas e talos da espécie vegetal Camellia sinensis são utilizadas para o preparo de chá verde, chá preto e oolong (passa por processo de fermentação mais brando que o chá preto e, assim, possui aroma menos acentuado). De todos os tipos, o chá verde é o mais rico em compostos com atividades funcionais.
Para o preparo do chá verde, as folhas são apenas escaldadas e fervidas para garantir a preservação da cor.

Muitos estudos têm demonstrado os benefícios do consumo do chá verde, incluindo redução dos níveis de colesterol, atividades imunoestimulatória, antimicrobiana e antioxidante, auxiliando na prevenção de doenças crônico-degenerativas, como o câncer e doenças cardiovasculares.

MAS, DEPOIS DE TANTOS ELOGIOS, NÃO PENSE EM MILAGRE!

O CONSUMO DE CHÁ VERDE SÓ PODE SER ASSOCIADO AOS BENEFÍCIOS CITADOS ACIMA SE ESTIVER RELACIONADO À UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL, QUE INCLUI O CONSUMO DE ALIMENTOS RICOS EM VITAMINAS, MINERAIS E FIBRAS, O CONSUMO MODERADO DE ALIMENTOS RICOS EM GORDURA E AÇÚCAR,  ATIVIDADE FÍSICA REGULAR, USO MODERADO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS, NÃO POSSUIR O HÁBITO DE FUMAR E LEVAR A VIDA COM MUITO PRAZER!

Para preparar o chá verde, prefira os vendidos a granel (mas verifique se a embalagem possui procedência, data de validade, se não possui outras substâncias - CUIDADO com os chás de dezenas de ervas que prometem milagre!) ao invés dos de sachê. O tempo de infusão deve ser de 5 minutos (após 10 minutos de infusão há liberação de uma substância chamada tanino que confere sabor amargo ao chá). A água não deve ferver, deve ser retirada do fogo antes!


  

Prefiro uma dessas duas marcas. Melhor ainda se for orgânico!

Uma dica importante é em relação à quantidade preparada. Quanto maior a quantidade de chá verde preparada, maior será a eficiência da extração dos bioativos (substâncias benéficas = conteúdo de polifenólicos: catequinas, flavonoides) do chá!

E, estudos demonstraram que o chá preparado é estável ao armazenamento em temperatura ambiente ou geladeira por 24 horas, sem aparentes alterações em seus principais bioativos e sem perdas das suas propriedades antioxidantes. Desta forma, você pode preparar o chá, mantê-lo em geladeira ou mesmo em temperatura ambiente e consumi-lo ao longo do dia!

Como tudo o que diz respeito à alimentação saudável, devemos consumir em quantidades moderadas, que visam o equilíbrio e o funcionamento adequado do nosso corpo!
Pois, a ANVISA acabou de divulgar orientações sobres chás, e o excesso pode causar gases, náuseas, irritação gástrica e queimação.

Maíra.

2 comentários:

  1. Oi Maira, estou tomando 2 saquinhos de cha verde por dia,de manhã e a tarde há 1 semana.
    Ontem a noite senti dores nas costelas do lado direito e hoje 22/11/11 à tarde, a dor piorou, e quando tentava respirar fundo dava pontadas horriveis e ficava com a cabeça meio tonta e a vista escurecia um pouquinho, disseram que poderiam ser gases e tomei um luftal que melhorou um pouco as dores e o mau estar na cabeça.
    Pergunto, pode ser o cha?
    Qual é a quantidade recomendavel?
    Aguardo resposta.
    Obrigada
    Sheila Jormão

    ResponderExcluir
  2. Sheila, acho que não deve ser o chá. Mas, se continuar, procure um médico.
    É importante lembrar que o chá verde possui cafeína, e não deve ser consumido em excesso.
    Em relação à quantidade que você está tomando, não é excesso.
    Maíra

    ResponderExcluir