quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
Belo Horizonte
Feijão Tropeiro do Mercado
Couve refogada
Frango Ensopado da Vovó Zilah
Pudim de Banana da Vovó Yone
Empadinha do Mercado
Canjiquinha do Casa Cheia
Sorvete de Jabuticaba do São Domingos
Pé de Moleque da minha Mãe
Cerveja com meu Pai
Quibe do Alibabar
Batata Rosti do Barracão
Pastel de angu do Temático
Caipivodka do Opção (acompanhada do bom samba)
Coxinha do Boca de Forno
Arroz integral com feijão preto
Verduras orgânicas da Fito
Guaraná batido com hortelã e limão do Mercado
Esfirra com zatar da Dona Hanna
Caldo de feijão com trupicos
Bolinho de Espinafre da Dôra
Casulo da Dalmira
Pães do Verdemar
Comidinhas para amigos na minha casa
Arroz de Forno da Tia Vanessa
Feijoada
Sorvete da Tia Maristela
Original
Bhoemia
Tutu de feijão
Frutas do ABateCer
Pão feito por mim
Milho cozido
Bife Role
Purê de Batata
Macarrão integral ao pesto, com manjericão do jardim
Ninho de Batata do Chinês
Pizza da Parada do Cardoso
Bolinho de Mandioca do Brail 41
Biscoito da Fábrica
Pão de Queijo de verdade
Goiabada cascão
Minha cozinha
.
.
.
Que saudade! (da família e dos amigos!)
sábado, 24 de outubro de 2009
SALVEM A SAÚDE!
NÃO AO ATO MÉDICO!!!! VOTEM CONTRA, PELO SAÚDE DO BRASIL!!!
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
E VIVA A REGIONALIDADE!
domingo, 27 de setembro de 2009
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO ADEQUADA
A proposta de Emenda Constitucional 047/2003 tem como objetivo a inclusão, no artigo 6º da Constituição Federal, a alimentação adequada e saudável como direito social. Reconhecer a alimentação como direito é reagir contra os valores que tem gerado uma série de violações de direitos humanos. Esse é um ganho político relevante e que pode reforçar as ações de contestação e resistência ao que tem gerado fome, má nutrição e que tem comprometido a soberania alimentar no Brasil. Considerando-se, assim, extraordinário ganho para o país, fruto da mobilização da sociedade e das ações do governo no combate à fome e à miséria no país.
Maíra
Brasília/DF
terça-feira, 11 de agosto de 2009
Quinoa (II)
- 1 xícara (chá) de quinoa em grãos
- 1 cebola
- 2 tomates grandes
- 100 ml de vinho branco (caso não tenha, pode substituir pelo vinho tinto)
- tempero de alho e sal a gosto
- manjericão seco a gosto
- 1 xícara (chá) de queijo curado ralado
- 2 xícaras (chá) de água quente + o suficiente
Modo de preparo: Pique a cebola em tiras finas, coloque em uma panela com um pouco de água e cozinha até ficarem transparentes. Caso a água seque, vá colocando mais aos poucos. Coloque a quinoa em grãos e deixe que ela absorva a água de cozimento da cebola. Acrescente o vinho, o manjericão seco e o tomate picadinho e refogue mais um pouco, até o tomate soltar água. Acrescente 2 xícaras de água quente
e deixe cozinhar em fogo baixo e panela destampada, até que a água quase seque (caso a quinoa ainda esteja dura e não tenha "brotado", acrescente mais um pouco de água). Coloque o queijo, misture bem e desligue o fogo imediatamente.
Sirva com brócolis refogado em alho e pouco sal e um bom vinho tinto!
Receita muito saborosa, diferente, nutritiva e de baixa caloria quando comparada com receitas tradicionais de risoto!
Bom apetite!
Maíra
QUINOA
- 02 xícaras (chá) de quinoa
- 04 xícaras (chá) de água
- manga picada
- abacaxi picado
- castanha de caju
- alface picadinha em tiras
- azeite a gosto
- gersal a gosto
- tempero de alho e sal
Modo de preparo: coloque a quinoa na água fervente com tempero de alho e sal a gosto e deixe cozinhar até secar (mesmo modo de preparo de arroz). Deixe esfriar. Tempere com azeite, gersal, ervas e temperos do seu gosto. Acrescente a manga, o abacaxi, a alface e as castanhas. Sirva fria e bom apetite!
terça-feira, 4 de agosto de 2009
REFRIGERANTES SÃO BANIDOS DA MERENDA ESCOLAR
Sexta-feira, 17 de julho de 2009 - 17:05
Está proibido o uso de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a compra de refrigerantes, refrescos artificiais e outras bebidas com baixo teor nutricional para a merenda escolar. Já para enlatados, doces e alimentos com quantidade elevada de sódio, a aquisição fica restrita a 30% dos valores repassados. Estados e municípios terão até janeiro do ano de 2010 para adaptar seus processos licitatórios a essas exigências, previstas na Resolução no 38, que regulamenta a Lei no 11.947/09.O documento ressalta a importância da adoção de estratégias de educação alimentar e nutricional para assegurar uma comida saudável. Entre essas estratégias, estão a implantação e manutenção de hortas escolares, a inserção do tema alimentação no currículo escolar e a realização de oficinas culinárias experimentais.Cardápios – A oferta da merenda deve ser planejada para suprir desde 20% das necessidades nutricionais diárias de alunos que recebem uma refeição em período parcial até 70% dessas necessidades, quando os estudantes estiverem matriculados em período integral. Além disso, os cardápios devem ser diferenciados por faixa etária e também para os que necessitam de atenção específica, como os diabéticos.A resolução estabelece ainda parâmetros de oferta média diária de nutrientes e energia total na alimentação escolar, sendo 10% provenientes de açúcar simples adicionado, 15% a 30% de gorduras totais, 10% de gordura saturada, 1% de gordura trans e um grama de sal.Responsável técnico pela alimentação escolar nos estados e municípios, o nutricionista ganhou destaque na estrutura educacional, por coordenar o diagnóstico e o monitoramento da situação nutricional dos estudantes e por planejar o cardápio das escolas conforme a cultura alimentar e a vocação agrícola da sua região. Essas e outras atribuições estão listadas na resolução publicada nesta sexta-feira, 17, no Diário Oficial da União.
REFRESCO CALMANTE

- 2 xícaras de alface
- 6 xícaras de água
- 2 xícaras de erva-cidreira (ou 05 saches de chá)
- 05 limões
- gelo
- açúcar ou adoçante a gosto
Modo de preparo: Lave a alface em água corrente e higienize (deixe de molho por 15 minutos em solução clorada - para cada litro de água, coloque 1 colher de sopa de água sanitária). Reserve. Com a água e a erva-cidreira, faça um chá bem forte e deixe esfriar (caso use as folhas, coe). Reserve. Esprema os limões e coloque no liquidificador com o chá, a alface, o gelo e o açúcar (ou adoçante). Sirva bem gelado!
Dica 1: para saber se a água sanitária é adequada, verifique se ela NÃO possui detergente, corante ou outros produtos químicos. A água sanitária ideal para higienização de alimentos que serão consumidos crus tem em sua composição água e hipoclorito de sódio a 2% a 2,5%.
Dica 2: erva-cidreira e alface são calmantes naturais.
Maíra
quarta-feira, 29 de julho de 2009
Dicas para matar a vontade de comer doce
- As frutas secas são ótimas, pois como passaram por desidratação, concentram o açúcar natural e nos saciam com mais facilidade. Só tenha cuidado com o excesso, devem ser consumidas, em relação à quantidade, assim como a gente consome a fruta in natura - UVAS-PASSAS, AMEIXA SECA, DAMASCO, MAÇÃ, BANANA ...
- Levar as frutas ao forno ou ao microondas com canela também às deixam com um ótimo sabor!
- Prepare salada de frutas com as frutas preferidas e use iogurte desnatado adoçado (com adoçante) ou light para incrementar. Pode acrescentar, também, canela ou folhinhas de hortelã!
Segue uma receita bem gostosa, que pode ser usada para a enganar a vontade de comer doces ou, para quem gosta, pode ser servida com carnes assadas, para dar um toque adocicado!
MAÇÃS COZIDAS

Ingredientes:
- 6 maçãs
- 1 1/2 xícara de água
- 1 caixa de gelatina Diet de morango (ou outro sabor)
- canela em pau
Modo de preparo: Lave as maçã em água corrente e descasque-as. Disponha as maçãs em uma panela de pressão, acrescentando a água, a canela e, por cima das maçãs, o pó da gelatina. Tampe a panela e leve ao fogo. A partir do momento em que pegar pressão, marque 3 minutos e desligue a panela. Deixe sair todo o vapor da pressão para abri-la.
Como, ao colocar na geladeira, a calda gelatiniza:
- deixe esfriar, coloque em um refratário as maçãs e a calda, tampe e leve para gelar. Dessa maneira, vira uma sobremesa de gelatina com maçãs cozidas ou
- deixe esfriar, separe a calda, coloque em potinhos e leve para gelar (para virar gelatina) e, as maçãs, guarde-as na geladeira à parte ou sirva-as como sobremesa ou acompanhando carnes.
DICA: use as cascas da maça para fazer chá, suco ou coma-as, pois é riquíssima em fibras!
Beijos, Maíra
sábado, 25 de julho de 2009
O VALOR DE UMA PROFISSÃO (desabafo)
Ao mesmo tempo, principalmente na área da saúde e na área das ciências biológicas, tão ingratas, nós, Nutricionistas e Fonoaldiólogos, Fisioterapeutas, Enfermeros, Farmacêuticos, Profissionais da Educação Física, Veterinários, Biólogos, etc., nos vemos cada vez mais desvalorizados.
E como isso é contraditório!
Hoje, num mundo tão preocupado com a saúde e com preservação da natureza, as oportunidades para profissionais que encararam com tanta coragem e amor se formarem e se manterem nessas profissões, começam à ficar raras, quando ainda os valorizam, ou injustas, banalizando e vulgarizando profissionais tão essenciais à sobrevivência humana.
Hoje, trocando de canal, vi um programa, de uma tal de "Lucília Diniz" (que acho que segue a profissão de socialite e nunca nem passou perto de um curso de Nutrição), ensinando pessoas à emagrecerem, de acordo com método criado por ela mesma e que tinha o nome mais ou menos como "Educação Alimentar por cotas de alimentos" (???). Eram dois obesos, sendo que a moça havia relatado que estava acima do peso desde de 9 anos, quando já pesava 90Kg. Os mesmos foram levados ao mercado de São Paulo, no meio de várias tentações saudáveis ou não. O moço escolheu comer um tradicional sanduiche de mortadela, acompanhado de um pastel frito e um copo de coca-cola. Enquanto a "socialite" levava a moça para escolher petiscos mais leves: uma bandeja de tomate cereja e uma embalagem de cenouras, que foram salgadas em excesso e levadas para a mesma mesa onde o moço olhava com olhos brilhantes para as porções de gordura e açúcar. Mas, antes de começarem a comer, Lucília fez umas contas de cabeça (realmente não entendi como!) e calculou que na refeição do nosso amigo haviam X.000 calorias, além de fazer comentários ridículos. Ele, muito educado, comprou um copo de suco de laranja para as moças, mas a "professora" não deixou a nossa amiga acima do peso beber, desprezando-o, dizendo que o suco tinha muitas calorias e que só era permitido tomar suco "de saquinho diet", que ela tirou da bolsa. Me faço várias perguntas: como pessoas que trazem, ao longo de uma vida, hábitos alimentares incorretos e precisam de muito apoio para modificá-los, podem sofrer imenso constrangimento? Quem disse que devemos trocar alimentos saudáveis, como frutas, por alimentos industrializados, cheios de aditivos? Até onde o estudo é valorizado? E, principalmente, onde está o senso crítico das pessoas que assistem esse tipo de programa, tão comum na nossa TV, e não questionam?
Como Nutricionista, ainda orgulhosa da minha profissão, mas triste com a realidade, só posso dizer o seguinte em relação ao fato: emagrecer é um processo lento, que inclui práticas de (re)educação, levando em consideração inúmeros fatores e contando com o auxílio de outros profissionais como Médicos, Psicólogos, além do Nutricionista.
O fato acima é mais uns dos muitos que me faz questionar a escolha da profissão. Mas como ainda tenho esperança, mantenho minha luta. Sei que emprego perfeito não existe, mas precisamos lutar pela valorização.
Maíra - NUTRICIONISTA
segunda-feira, 13 de julho de 2009
Alho

segunda-feira, 6 de julho de 2009
Casca de Melancia e de Melão
O melão também possui altos valores de vitamina C.
Ambas as frutas possuem cascas riquíssimas em água, fibra e cálcio. Para usá-las basta escolher uma fruta bem bonita, sem machucados e amassamentos, lavá-las bem com auxílio de uma escovinha, somente com água potável.

Ingredientes:
- 5 xícaras (chá) de casca de melancia (ou melão)
- sal a gosto
- 500 gr de peito de frango
- 1 1/2 xícara (chá) de salsão (repolho ou alface ou acelga...)
- 1/2 xícara (chá) de cebola
- salsinha a gosto
- 1 limão
- 1 pote de iogurte natural
Modo de preparo: Lave bem a melancia, com auxílio de uma escovinha. Corte em pedaços e descasque. Rale a casca e afervente-as em água e sal, até que fiquem macias, por aproximadamente, 10 minutos. Escorra e reserve. Cozinhe o peito de frango em água e sal, desfie e reserve. Corte em pedaços pequenos o salsão e a cebola. Pique a salsa e misture a casca de melancia, ao peito de frango desfiado, ao salsão e à cebola. Tempere com sal, limão e acrescente o iogurte natural. Sirva frio.
Mais uma semana verdinha de esperança para todos!Maíra
terça-feira, 30 de junho de 2009
segunda-feira, 29 de junho de 2009
ONDE VAMOS CHEGAR?
Gorduras saturadas...
quinta-feira, 25 de junho de 2009
SUCO DE CASCA DE ABACAXI

O abacaxi é uma ótima fruta para ser consumida após refeições como almoço e jantar, auxilia no processo de digestão, por possuir uma enzima que lembra nosso suco gástrico. Seu suco é diurético. A casca, além de possuir vitaminas, principalmente A e C, como a polpa, possui grande quantidade de fibras.
Ingredientes:
- casca de 1 abacaxi
- 1,5 litros de água
Modo de preparo: lave o abacaxi, em água corrente, com auxílio de uma escovinha para tirar toda a sujeira. Descasque o abacaxi. Coloque a água em uma panela e espere ferver, acrescente a casca do abacaxi e deixe cozinhar por uns 15 minutos. Desligue o fogo. Deixe esfriar. Coe e sirva o suco gelado. Se o abacaxi tiver bem docinho, não precisa adoçar.
Dica: caso queira aproveitar mais ainda a casca, após retirar o líquido, leve as cascas ao liquidificador, com mais 1 litro de água filtrada e bata bem. Coe. Sirva o suco (esse fica mais grosso que o da receita acima).
Com o resíduo que sobrar da casca faça um "Doce de Casca de Abacaxi":
Ingredientes:
- casca de 1 abacaxi (sobra da receita do suco)
- 1 xícara (chá) de água
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1/2 colher (sopa) de margarina
- 2 colheres (sopa) de coco ralado
- cravo
Modo de preparo: Leve todos os ingredientes ao fogo e mexa até desprender do fundo da panela.
Maíra.
sábado, 20 de junho de 2009
MUITO CÁLCIO NA SUA VIDA!
O cálcio é o mineral responsável pela manutenção de nossos ossos e dentes.
Além do leite, encontramos grandes quantidades do mineral nos seus derivados, queijo, iogurte, coalhada, requeijão, nas folhas verdes escuras, como couve e brócolis, na mandioca e naquela parte branca da casca da melancia e do melão! Isso mesmo! A gente pode comer as cascas sim!!! (mas deixo este assunto para a próxima postagem!)
Deveríamos tratar o cálcio como o dinheirinho da poupança! Só conseguimos armazená-los até os nossos 30 anos, assim, a "poupança" deve receber muitos investimentos de qualidade durante a infância, adolescência e juventude para garantir a nossa maturidade!
Sabe aquela história de que os homens possuem algumas vantagens sobre as mulheres? Pois é, com o cálcio também ficamos na desvantagem. Na menopausa o gasto de cálcio é muito maior do que nas outras fases da vida. Assim, se a moça não fez a poupança de cálcio, na "hora do aperto" o cálcio será retirado dos ossos, o que pode levar ao desenvolvimento de osteoporose.
Até os 12 anos de idade, o leite integral, além de fornecer cálcio, fornece outros nutrientes importantes para o desenvolvimento da criança. Depois dessa idade, o ideal é substituir o leite integral pelo desnatado, que além de possuir menor quantidade de gordura, possui maior quantidade de cálcio. O mesmo vale para os seus derivados.
Maíra!
terça-feira, 16 de junho de 2009
Alimentos Integrais
- 4 unidades de casca de banana (ou 4 xícaras de chá de cascas)
- 2 ovos
- 2 xícaras (chá) de leite
- 2 colheres (sopa) de margarina
- 1 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
- 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral
- 1 colher (sopa) canela em pó
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
Modo de preparo: Lave as bananas em água corrente. Separa 04 unidades de casca ou 4 xícaras (chá), caso tenha quantidade maior de cascas. Bata no liquidificador as gemas, o leite, a margarina, o açúcar mascavo, a canela em pó e as cascas de banana. Despeje essa mistura em uma vasilha e acrescente as farinhas. Mexa bem e reserve. Bata as claras em neve, misture-as delicadamente com a massa e com o fermento em pó. Despeje em assadeira untada e enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido, em temperatura média (150 a 180°C), por aproximadamente 40 minutos.
Dica 1: para quem não usou a banana antes, faça uma calda com as bananas cortadas em rodela em calda de 1/2 xícara (chá) de açúcar e 1 xícara (chá) de água.
Dica 2: A banana, assim como a casca, é rica em fibras e potássio, mineral que auxilia na prevenção de cãibras, controle da pressão arterial e é essencial para o funcionamento de todos os nossos órgãos.
Dica 3: frutas como banana, maçã e pêra, escurecem ao serem descascadas e entrarem em contato com o ar. Para evitar esse processo, pingue suco de limão ou laranja assim que for retirada a casca.
Beijos, Maíra
sexta-feira, 12 de junho de 2009
QUINOA - "Mãe de todos os grãos"
Podemos encontrar a Quinoa em forma de grãos (foto), em flocos (que é um pouco amarga), farinha, massas, barrinhas...
Para cozinhar os grãos e usá-los para preparar risotos, saladas ou para acompanhamento das refeições diárias, é usar, para cada medida de Quinoa em grãos, 2 medidas de água, adicionando temperos a gosto.
Maíra.
terça-feira, 9 de junho de 2009
Bolim Minerim
- 2 ovos
- 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 1/4 xícara (chá) de óleo
- 2 xícaras (chá) de fubá
- 1 xícara (chá) suco de laranja
- 100 g de goiabada em cubos
- raspas de casca de laranja
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo para untar a goiabada
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
MODO DE PREPARO:
Bata as claras em neve, acrescente as gemas, o açúcar e o óleo. Alterne o fubá com o suco de laranja. Reserve. Passe os cubinhos de goiabada na farinha de trigo misturada com raspas de casca de laranja e acrescente na massa. Por último, acrescente o fermento. Asse em forma untada e enfarinhada em forno médio pré-aquecido.
Beijos, Maíra.
sábado, 6 de junho de 2009
Adoçantes
Os adoçantes (edulcorantes) são substâncias usadas como substitutos do açúcar. Para escolher qual devemos usar, levamos em consideração preço, sabor, sabor residual ...
Algumas dicas para ajudar na escolha:
- O ciclamato teve seu uso proibido nos Estados Unidos;
- Adoçantes produzidos com stévia, folha com capacidade de adoçar, é natural (Algumas marcas de adoçantes stevisídeos, também possuem ciclamato e sacarina. Prefira os que só possuem stévia);
- Ciclamato de SÓDIO e Sacarina SÓDICA não devem ser usados por hipertensos;
- Para preparar receitas que vão ao fogo com adoçante, verifique se o mesmo é "adoçante de forno e fogão" e qual é a proporção usada quando comparado com açúcar.
Ingestão Diária Aceitável (IDA) para adoçantes (edulcorantes), segundo o Codex Alimentarius:
SACARINA - 3,5 mg / Kg de peso
STEVIOSÍDEO - 5,5 mg / Kg de peso
CICLAMATO - 11 mg / Kg de peso
ASPARTAME - 40 mg / Kg de peso
Cuidado com o excesso de adoçantes, mesmo o natural. Existem vários estudos sobre o uso excessivo. A dica é contar as gotinhas, sem esguichar!
Ah! Ninguém nasceu só querendo tomar leite bem docinho. Criamos nossas preferências alimentares ao longo de toda a nossa vida, mas principalmente durante à infância. Assim, para quem tem criança, cuidado com o uso do açúcar e, para quem já comete o crime, se acostume, aos poucos, à sentir novamente o sabor dos alimentos sem estarem saturados de "veneno" !
Mais uma semana cheia de esperanças!
Maíra
quarta-feira, 3 de junho de 2009
"Dê alimentos orgânicos para seus filhos. Seus netos agradecem."

segunda-feira, 1 de junho de 2009
Berinjela - atendendo à pedidos!

É ótimo substituto de massas como as de lasanha e canelone, deixando a receita mais leve e nutritiva.
À pedidos da Paty, segue receita!
CANELONE DE BERINJELA (ou Lasanha)
Ingredientes:
- 2 berinjelas grandes
Recheio:
- 2 colheres (sopa) de cebola
- alho a gosto
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 300 g de carne moída OU proteína de soja texturizada (para os vegetarianos)
- sal a gosto
- salsinha a gosto
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- 1/2 xícara (chá) de água
Molho
- 2 xícaras (chá) de tomate
- 1/2 xícara (chá) de água
- 1 colher (sobremesa) de colorau
- 1 colher (sopa) de óleo
- 1/2 xícara (chá) de cebola
- alho a gosto
- salsinha a gosto
- manjericão a gosto
- sal a gosto
Queijo parmesão ralado
Modo de preparo:
Lave as berinjelas e corte-as no sentido do comprimento, em fatias finas. Coloque as fatias de berinjela em água fervente, retire assim que a água voltar à ferver (aproximadamente uns 2 minutos). Escorra a água e reserve.
Para o recheio, frite a cebola e o alho no óleo, acrescente a carne moída e refogue bem. Coloque sal, salsinha, deixando por último a farinha de trigo dissolvida na água. Mexa bem até desprender do fundo da panela. Reserve.
Para o molho, bata no liquidificador o tomate com a água e o colorau. Leve ao fogo uma panela com o óleo, refogue a cebola e o alho. Adicione o tomate batido, deixando engrossar. Por último coloque a salsinha e o manjericão picados. Adicione sal a gosto.
Sobre cada fatia de berinjela, coloque um pouco de recheio e enrole como canelones. Coloque em um pirex, cubra com o molho, salpique queijo parmesão ralado e leve ao forno para assar.
dica 1: a mesma receita pode ser montada como lasanha: molho - berinjela - recheio de carne moída - molho - berinjela - outras camadas - queijo parmesão ralado.
dica 2: para usar a proteína de soja texturizada, coloque 150g da mesma em recipiente, cubra com água quente e aguarde até perceber que a carne está hidratada. Para dar sabor, acrescente 01 tabletinho de caldo de carne ou outro.
dica 3: quando usamos o alho, diariamente, triturado ou esmagado, sem fritá-lo demais ou queimá-lo, adicionando-o ao final da preparação, a substância alina se transforma em alicina e torna o alho um grande aliado à nossa saúde: auxilia na prevenção de alguns cânceres, no controle do colesterol sanguíneo e da pressão arterial e estimula o sistema imunológico.
Beijos, Maíra
ps: Gabi, o próximo "atendendo à pedidos" é seu!
Croutons com Pão Integral de Abóbora
sábado, 30 de maio de 2009
Pão Integral de Abóbora

Ingredientes:
- 1/2 abóbora japonesa pequena
- 30 g de fermento biológico - 2 tabletes
- 1/4 xícara (chá) de água morna
- 1 colher (sopa) de sal
- 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
- 1 ovo
- 4 colheres (sopa)rasas de margarina
- 4 xícaras (chá) de farinha integral
- 4 xícaras (chá) de farinha branca
Modo de preparo:
Lave a abóbora em água corrente. Corte 1/2 abóbora japonesa com casca em cubos grandes. Coloque a abóbora em água fervente e cozinha até ficar macia. Amasse com um garfo e deixe esfriar.
Misture o fermento, a água morna, o açúcar e a margarina. Acrescente o ovo, o sal e o purê de abóbora. Bata até ficar homogênio. Acrescente a farinha aos poucos, intercalando a farinha branca com a integral, e vá amassando até formar uma massa que desgruda das mãos (pode ser que, devido ao teor de água da abóbora, a massa fique um pouco "grudenta"). Deixe crescer, tampado com pano, até dobrar de volume (aproximadamente 30 minutos). Separe a massa em 02 partes e amasse mais um pouco. Coloque em assadeiras de pão untada com um pouco de óleo e deixe crescer por mais 30 minutos. Leve ao forno para assar à 170°C de 30 a 35 minutos, dependendo do forno.
dica 1: a mistura do fermento, feita com açúcar, água morna e margarina serve de substrato para o mesmo e favorece o crescimento do pão.
dica 2: como o pão não tem conservantes, se não for consumido rápido, deve ser guardado na geladeira ou congelado.
Bom final de semana!
Beijos, Maíra!
quinta-feira, 28 de maio de 2009
Ovos animados!
quarta-feira, 27 de maio de 2009
Cardápio vivo!


- os olhos estão salientes e brilhantes;
- as escamas estão bem presas ao peixe;
- se a calda está firme;
- se, ao apertar o peixe com o nosso dedo, o local volta ao norma rapidamente;
- se o cheiro é agradável e não lembre cheiro de amônia;
- se as guelras estão vermelhas e
- se o peixe está com as escamas úmidas, mas não gordurosas.
Que tal um peixe assado, acompanhado de legumes ao vapor e arroz integral?
Beijos, Maíra.
sábado, 23 de maio de 2009
Gersal
quinta-feira, 21 de maio de 2009
Mandioca

Encontramos mandioca em quase todo o país, e sua safra vai de Janeiro a Julho.
A mandioca é excelente fonte de carboidrato, tornando-se uma alimento energético. Também contém razoáveis quantidades de vitamina do complexo B, principalmente Niacina, que promovem o crescimento e conserva a saúde da pele. Os minerais encontrados em maior quantidade são o cálcio, fósforo e o ferro.
A mandioca amarela, chamada de "mandioca manteiga", apresenta alto teor de beta-caroteno, que é o precursor da vitamina A, responsável pela proteção das células do nosso organismo.
A mandioca de boa qualidade apresenta-se uniforme, sem ranhuras e sua casca solta-se com facilidade. As evidências de deterioração são sua coloração em tons de azul escuro ou marrom, o aparecimento de linhas vasculares escuras ou ainda amolecimento de algumas partes.
Após ser descascada e limpa, a mandioca pode ser congelada em embalagens apropriadas. Elas não devem ser descongeladas à temperatura ambiente ou em geladeira. Devem sair direto do freezer para uma panela com água fervente.
Para aproveitarmos a mandioca de forma diferente, saborosa e nutritiva, segue receita de Pão de Queijo de Mandioca.
Pão de Queijo de Mandioca
Ingredientes:
- 4 xícaras (chá) de mandioca
- 1 ovo
- 8 colheres rasas (sopa) de farinha de trigo
- 4 colheres rasas (sopa) de margarina
- sal a gosto
- 150 gr de queijo ralado
Modo de preparo:
Cozinhe a mandioca até desmanchar. Amasse com um garfo e acrescente o ovo, a margarina e a farinha de trigo. Verifique o sal. Com as mãos umidecidas de água, faça bolinhas e passe no queijo ralado. Leve ao forno para assar em forma untada até ficarem dourados.
Dica 1: para não grudarem na forma, coloque papel alumínio e unte o mesmo com um pouquinho de óleo.
Dica 2: se comparados com o tradicional pão de queijo mineiro, o de mandioca possui quantidades maiores de nutrientes como as vitaminas e menor quantidade de gorduras.
Abraços,
Maíra!
Desculpas...
Beijos, Maíra.
segunda-feira, 18 de maio de 2009
AMAmentação

quinta-feira, 14 de maio de 2009
TROCA O ÓLEO, MOÇA!
Além da alteração da cor e da produção de fumaça, o óleo fica mais espesso e deixa gosto nos alimentos.
A substância que pode causar todo esse mal é a acroleína, que é formada quando o óleo atinge temperatura muito alta e queima (por isso a fumaça).
Assim, cuidado com a alta temperatura!
Caso o óleo não sofra modificação, pode ser aproveitado. É só coar em peneira própria (é proibido usar algodão e bombril - que pode ser 1001 utilidades, mas não serve para comer frito!) e guardar em recipiente apropriado em local escuro (a luz oxida o produto).
A única forma de aproveitar o óleo queimado é usando-o para fazer sabão ou para reciclagem. E pode acreditar, esse sabão é ótimo para lavar roupa branca!
SABÃO CASEIRO
- 5 litros de óleo queimado
- 1 litro de álcool (aquele usado para limpeza)
- 1 embalagem de detergente
- 1 Kg de soda cáustica
- 1 litro de água fervendo
Modo de preparo:
Misture o óleo, o álcool e o detergente. Reserve. Em um balde grande e fundo, dissolva a soda cáustica na água fervendo com o auxílio de um cano de pvc ou cabo de vassoura (muito cuidado nessa hora, pois pode espirrar e queima!). Acrescente a mistura do óleo e mexa por 5 minutos.
Coloque em potes plásticos ou caixa de papelão forrada com jornal para cortar os tabletes no dia seguinte.
Dica importante: para as pessoas que possuem mãos delicadas, pode acrescentar 1 vidro de glicerina (desses que a gente compra em farmácia) na mistura ou esperar 1 mês para usar!
Ah! Não use óleo de fritura de peixe, deixa muito cheiro.
Abraços,
Maíra!
Seja saudável!
segunda-feira, 11 de maio de 2009
PESSOAS DE FIBRA!
Vocês acreditam que há muito tempo as fibras eram consideradas fração inapropriada da nossa alimentação? Isso porque ela passa pelo nosso organismo sem sofrer metabolização, ou seja, saem da mesma forma que entram!
Mas sabemos que elas possuem importante papel na manutenção da nossa saúde: auxiliam no funcionamento do intestino, promovem saciedade contribuindo para o controle do peso, ajudam a diminuir e controlar os níveis de colesterol e até previnem doenças do como hemorróidas, diverticulite e câncer intestinal.
Para aumentar o consumo de fibras substitua o pão e o arroz brancos pelos integrais, aumente o consumo de frutas com casca, consuma maior quantidade de vegetais crus, inclua nas refeições grãos, leguminosas, castanhas, cereais e derivados integrais.
Salada de Sementes
Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de semente de abóbora
- 1 xícara (chá) de tomate
- 2 xícaras (chá) de repolho fatiado
- 1 xícara (chá) de cenoura ralada
- 2 colheres (sopa) de cebola ralada
- 2 colheres (sopa) de salsinha e cebolinha picadas
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1/2 limão
- sal a gosto
Modo de preparo: Limpe as sementes de abóbora. Lave-as, salgue-as e ainda úmidas, leve-as ao forno pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos. Mexa algumas vezes até ficarem torradas e crocantes. Reserve. Corte o tomate em cubos pequenos. Reserve. Em um recipiente, misture o repolho, a cenoura, o tomate, a cebola e o cheiro-verde. Tempere com azeite e limão. Coloque no liquidificador as sementes torradas e as sementes de linhaça e triture levemente. Adicione à salada no momento de servir. Verifique o sal.
Dica: também podem ser utilizadas sementes de girassol, castanhas e nozes!
Bom apetite!
Maíra.
sexta-feira, 8 de maio de 2009
Reclame!
.jpg)
quinta-feira, 7 de maio de 2009
UMA FORMA DIFERENTE DE COMER TOMATES


ps: ainda não tenho muita intimidade com blogs, mas o que vale é a intenção!
terça-feira, 5 de maio de 2009
ATÉ VINÍCIUS...
Não comerei da alface a verde pétala
Nem da cenoura as hóstias desbotadas
Deixarei as pastagens às manadas
E a quem mais aprouver fazer dieta.
Cajus hei de chupar, mangas espadas
Talvez pouco elegantes para um poeta
Mas peras e maçãs, deixo-as ao esteta
Que acredita no cromo das saladas.
Não nasci ruminante como os bois
Nem como os coelhos, roedor; nasci
Omnívoro: dêem-me feijão com arroz
E um bife, e um queijo forte, e parati
E eu morrerei, feliz, do coração
De ter vivido sem comer em vão.
Vinícius de Morais
Los Angeles, 1947
* Iludia-se o poeta. Nun tempo em que as coisas andaram meio pretas,
ele teve que se enquadrar direitinho e andou comendo legumes na água
e sal como qualquer outro.