sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

CHÁ VERDE

Chá é todo produto constituído de uma ou mais partes de espécie(s) vegetal(is) inteira(s), fragmentada(s) ou moída(s), com ou sem fermentação, tostada(s) ou não; e pode ser adicionado de aroma ou especiarias para conferir aroma e ou sabor.
O chá é tradicionalmente preparado por infusão, que consiste em adicionar água fervendo à planta e abafar por 2 a 3 minutos.
Alguns chás podem ser preparados por decocção, fervendo a planta em água por 3 a 5 minutos. Essa técnica é utilizada para partes mais duras das plantas, como as cascas.

As folhas e talos da espécie vegetal Camellia sinensis são utilizadas para o preparo de chá verde, chá preto e oolong (passa por processo de fermentação mais brando que o chá preto e, assim, possui aroma menos acentuado). De todos os tipos, o chá verde é o mais rico em compostos com atividades funcionais.
Para o preparo do chá verde, as folhas são apenas escaldadas e fervidas para garantir a preservação da cor.

Muitos estudos têm demonstrado os benefícios do consumo do chá verde, incluindo redução dos níveis de colesterol, atividades imunoestimulatória, antimicrobiana e antioxidante, auxiliando na prevenção de doenças crônico-degenerativas, como o câncer e doenças cardiovasculares.

MAS, DEPOIS DE TANTOS ELOGIOS, NÃO PENSE EM MILAGRE!

O CONSUMO DE CHÁ VERDE SÓ PODE SER ASSOCIADO AOS BENEFÍCIOS CITADOS ACIMA SE ESTIVER RELACIONADO À UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL, QUE INCLUI O CONSUMO DE ALIMENTOS RICOS EM VITAMINAS, MINERAIS E FIBRAS, O CONSUMO MODERADO DE ALIMENTOS RICOS EM GORDURA E AÇÚCAR,  ATIVIDADE FÍSICA REGULAR, USO MODERADO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS, NÃO POSSUIR O HÁBITO DE FUMAR E LEVAR A VIDA COM MUITO PRAZER!

Para preparar o chá verde, prefira os vendidos a granel (mas verifique se a embalagem possui procedência, data de validade, se não possui outras substâncias - CUIDADO com os chás de dezenas de ervas que prometem milagre!) ao invés dos de sachê. O tempo de infusão deve ser de 5 minutos (após 10 minutos de infusão há liberação de uma substância chamada tanino que confere sabor amargo ao chá). A água não deve ferver, deve ser retirada do fogo antes!


  

Prefiro uma dessas duas marcas. Melhor ainda se for orgânico!

Uma dica importante é em relação à quantidade preparada. Quanto maior a quantidade de chá verde preparada, maior será a eficiência da extração dos bioativos (substâncias benéficas = conteúdo de polifenólicos: catequinas, flavonoides) do chá!

E, estudos demonstraram que o chá preparado é estável ao armazenamento em temperatura ambiente ou geladeira por 24 horas, sem aparentes alterações em seus principais bioativos e sem perdas das suas propriedades antioxidantes. Desta forma, você pode preparar o chá, mantê-lo em geladeira ou mesmo em temperatura ambiente e consumi-lo ao longo do dia!

Como tudo o que diz respeito à alimentação saudável, devemos consumir em quantidades moderadas, que visam o equilíbrio e o funcionamento adequado do nosso corpo!
Pois, a ANVISA acabou de divulgar orientações sobres chás, e o excesso pode causar gases, náuseas, irritação gástrica e queimação.

Maíra.

Jantar com as amigas...

Repeteco no almoço do jantar de ontem com as "meninas" do CSA!
Saimos da dieta com elegância: risoto de gorgonzola com pêra e saladinha de rúcula com alface (sempre saudável), regado à vinho e espumante!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

NÃO DOE LEITE EM PÓ PARA AS VÍTIMAS DA CHUVA, DOE AMOR

Mães, vítimas de catástrofes como a do Rio de Janeiro, costumam receber doações de leite em pó ou de outros substitutos do leite materno.
A amamentação em situações de emergencia é mais importante e, algumas vezes, mais difícil do que em situações normais.
A amamentação garante boa nutrição, proteção contra doenças e segurança.
O leite materno é forte e adequado para o bebê, que não necessita de outro alimento até os 6 meses de idade.
A mãe que amamenta nessa situação pode estar sob estresse e precisa de ajuda para saber que o problema é passageiro, que ela deve colocar o nenem para mamar, que o leite logo poderá voltar.
Se a mãe recebe leite em pó ou fórmula infantis, a tendência é substituir o leite materno, favorecendo o aumento o risco de doenças e desnutrição.
Outro problema é a diluição incorreta, em água contaminada e/ou com quantidades inadequadas de pó e/ou água, acarretando problemas de saúde à criança.
Uma opção é fazer com que essas mães tenham contato com Bancos de Leite Humano, que possuem pessoas capacitadas para ajudá-las na amamentação!

Centros de Referência Nacional - Região Sudeste

- Rio de Janeiro
Instituto Fernandes Figueira
Av. Rui Barbosa n° 716 - Rio de Janeiro/RJ
Tel.: (21) 2554-1703 / 0800-268877
e-mail: redeblh@fiocruz.br

- São Paulo - Capital
Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros
Av. Celso Garcia n° 2477 - 3° andar - Belenzinho - São Paulo/SP
Tel.: (11) 2292-4188 ramal 256
e-mail: blhleonor@ig.com.br

- São Paulo - Interior
Hospital das Clínicas da Faculdade de Ribeirão Preto - USP
Av. Santa Luzia n° 387 - Riberão Preto/SP
Tel.: (16) 3610-8686

- Minas Gerais
Maternidade Odete Valadares
Av. Contorno n° 9494 - Belo Horizonte/MG
Tel.: (31) 3337-5678 / 3337-1854
e-mail: movleite@bol.com.br

- Espirito Santo
Hospital Dr. Dório Silva
Av. Eudes Scherrer de Souza s/n° - Serra/ES
Tel.: (27) 3138-8905
e-mail: hds.blh@saude.es.gov.br 

Doe amor e solidariedade!

Fonte: Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar - IBFAN Brasil
http://www.ibfan.org.br/

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL X CÂNCER

As recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre alimentação para prevenção do câncer envolvem o consumo de frutas, legumes e verduras - pelo menos 5 porções diárias - e de cereais integrais e grãos. Mas, segundo estudo do Instituto Nacional de Câncer (INCA), 27% dos brasileiros afirmam que a alimentação não tem relação com a doença.

Por diversos mecanismos, o consumo desses alimentos, inibem a mutação de células que desencadeiam o câncer ou, se o processo está iniciado, atuam de forma a dificultar a multiplicação das células do tumor.

Alguns tumores estão associados de forma mais direta a hábitos alimentares inadequados - como estômago e intestino, por exemplo, que ainda figuram entre as seis primeiras causas de mortalidade por câncer no Brasil. Já a obesidade, que atinge 12,5% dos homens e 16,9% das mulheres, está ligada ao câncer  de mama, endométrio, esôfago e intestino, entre outros.

 
RECOMENDAÇÕES ALIMENTARES PARA PREVENÇÃO DO CÂNCER:

RECOMENDAÇÃO 1: SEJA O MAIS MAGRO QUANTO POSSÍVEL DENTRO DOS LIMITES NORMAIS DE PESO CORPORAL.
A manutenção de um peso saudável ao longo da vida pode ser uma das formas mais importantes de se proteger contra o câncer, além de também proteger contra diversas outras doenças crônicas comuns.


RECOMENDAÇÃO 2: MANTENHA-SE FISICAMENTE ATIVO COMO PARTE DA ROTINA DIÁRIA.
A maioria das populações e indivíduos que vivem em ambientes urbanos e industrializados tem níveis de atividade abaixo dos níveis aos quais os homens estão adaptados.


RECOMENDAÇÃO 3: LIMITE O CONSUMO DE ALIMENTOS COM ALTA DENSIDADE ENERGÉTICA E EVITE BEBIDAS AÇUCARADAS.
Alimentos com alta densidade energética são definidos como aqueles com um conteúdo de energia de mais de 225-275 Kcal por 100g.
Os padrões alimentares compostos principalmente por alimentos processados, que frequentemente contêm grandes quantidades de gordura e/ou açúcar, tendem a ter maior densidade de energia do que padrões alimentares que contêm grandes quantidades de alimentos frescos.

RECOMENDAÇÃO 4: CONSUMA PRINCIPALMENTE ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL.
Uma alimentação denominada de base vegetal enfatiza alimentos de origem vegetal ricos em nutrientes, em fibras dietéticas e com baixa densidade energética.



RECOMENDAÇÃO 5: LIMITE O CONSUMO DE CARNES VERMELHAS E EVITE CARNES PROCESSADAS.
As pessoas que comem carne vermelha (boi, porco,cordeiro, cabra) regularmente devem consumir menos de 500g por semana, incluindo pouca ou nenhuma quantidade de carne processada (carnes preservadas por defumação, curadas ou salgadas, ou pela adição de produtos químicos de preservação incluindo aqueles contidos em alimentos processados).

RECOMENDAÇÃO 6: LIMITE O CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS.
O consumo deve ser limitado a não mais que dois drinques por dia para homens e um drinque por dia para mulheres.

RECOMENDAÇÃO 7: LIMITE O CONSUMO DE SAL.
O consumo médio de sal de todas as fontes alimentares deve ser menor que 5g (2g de sódio) por dia.

RECOMENDAÇÃO 8: NÃO CONSUMA CEREAIS E GRÃOS MOFADOS.
As aflatoxinas, produzidas por fungos quando cereais e grãos são estocados por um período excessivamente longo em temperaturas quentes, constituem uma causa convincente de câncer do fígado.

RECOMENDAÇÃO 9: NÃO CONSUMA SUPLEMENTOS ALIMENTARES: ALCANCE AS NECESSIDADES NUTRICIONAIS APENAS POR INTERMÉDIO DA ALIMENTAÇÃO.
As melhores fontes de nutrientes são os alimentos, e não os suplementos alimentares.

RECOMENDAÇÃO 10: AS MÃES DEVEM AMAMENTAR; AS CRIANÇAS DEVEM SER AMAMENTADAS.
A amamentação protege tanto a mãe quanto a criança.
As crianças devem ser amamentadas exclusivamente até os seis meses de idade.
A amamentação protege contra infecções na infância, protege o desenvolvimento do sistema imunológico imaturo, protege contra outras doenças da infância e é vital para o desenvolvimento do vínculo entre mãe e filho.

SAÚDE!
Maíra.