quarta-feira, 29 de julho de 2009

Dicas para matar a vontade de comer doce

Tem dia que aquela vontade de comer um doce é maior do que nossa força de vontade e chega até à nos irritar! Quem nunca passou por isso? Nós mulheres (para variar!) passamos por isso sempre, pelo menos uma vez no mês para as mais controladas!

Sei que tem hora que não adianta enganar a vontade, mas podemos tentar e usar as frutas como aliadas nessas horas!


  • As frutas secas são ótimas, pois como passaram por desidratação, concentram o açúcar natural e nos saciam com mais facilidade. Só tenha cuidado com o excesso, devem ser consumidas, em relação à quantidade, assim como a gente consome a fruta in natura - UVAS-PASSAS, AMEIXA SECA, DAMASCO, MAÇÃ, BANANA ...

  • Levar as frutas ao forno ou ao microondas com canela também às deixam com um ótimo sabor!

  • Prepare salada de frutas com as frutas preferidas e use iogurte desnatado adoçado (com adoçante) ou light para incrementar. Pode acrescentar, também, canela ou folhinhas de hortelã!

Segue uma receita bem gostosa, que pode ser usada para a enganar a vontade de comer doces ou, para quem gosta, pode ser servida com carnes assadas, para dar um toque adocicado!

MAÇÃS COZIDAS



Ingredientes:

  • 6 maçãs
  • 1 1/2 xícara de água
  • 1 caixa de gelatina Diet de morango (ou outro sabor)
  • canela em pau

Modo de preparo: Lave as maçã em água corrente e descasque-as. Disponha as maçãs em uma panela de pressão, acrescentando a água, a canela e, por cima das maçãs, o pó da gelatina. Tampe a panela e leve ao fogo. A partir do momento em que pegar pressão, marque 3 minutos e desligue a panela. Deixe sair todo o vapor da pressão para abri-la.

Como, ao colocar na geladeira, a calda gelatiniza:

  • deixe esfriar, coloque em um refratário as maçãs e a calda, tampe e leve para gelar. Dessa maneira, vira uma sobremesa de gelatina com maçãs cozidas ou
  • deixe esfriar, separe a calda, coloque em potinhos e leve para gelar (para virar gelatina) e, as maçãs, guarde-as na geladeira à parte ou sirva-as como sobremesa ou acompanhando carnes.

DICA: use as cascas da maça para fazer chá, suco ou coma-as, pois é riquíssima em fibras!

Beijos, Maíra

sábado, 25 de julho de 2009

O VALOR DE UMA PROFISSÃO (desabafo)

Esses dias que sumi daqui do blog fiquei me perguntando qual o valor de uma profissão e de um profissional. A cada dia que passa o mercado afuní-la se mais, requer dos candidatos mais estudos, mais habilidades, mais tempo disponível, mais criatividade, mais experiência em áreas específicas, mais, mais, mais...
Ao mesmo tempo, principalmente na área da saúde e na área das ciências biológicas, tão ingratas, nós, Nutricionistas e Fonoaldiólogos, Fisioterapeutas, Enfermeros, Farmacêuticos, Profissionais da Educação Física, Veterinários, Biólogos, etc., nos vemos cada vez mais desvalorizados.
E como isso é contraditório!
Hoje, num mundo tão preocupado com a saúde e com preservação da natureza, as oportunidades para profissionais que encararam com tanta coragem e amor se formarem e se manterem nessas profissões, começam à ficar raras, quando ainda os valorizam, ou injustas, banalizando e vulgarizando profissionais tão essenciais à sobrevivência humana.

Hoje, trocando de canal, vi um programa, de uma tal de "Lucília Diniz" (que acho que segue a profissão de socialite e nunca nem passou perto de um curso de Nutrição), ensinando pessoas à emagrecerem, de acordo com método criado por ela mesma e que tinha o nome mais ou menos como "Educação Alimentar por cotas de alimentos" (???). Eram dois obesos, sendo que a moça havia relatado que estava acima do peso desde de 9 anos, quando já pesava 90Kg. Os mesmos foram levados ao mercado de São Paulo, no meio de várias tentações saudáveis ou não. O moço escolheu comer um tradicional sanduiche de mortadela, acompanhado de um pastel frito e um copo de coca-cola. Enquanto a "socialite" levava a moça para escolher petiscos mais leves: uma bandeja de tomate cereja e uma embalagem de cenouras, que foram salgadas em excesso e levadas para a mesma mesa onde o moço olhava com olhos brilhantes para as porções de gordura e açúcar. Mas, antes de começarem a comer, Lucília fez umas contas de cabeça (realmente não entendi como!) e calculou que na refeição do nosso amigo haviam X.000 calorias, além de fazer comentários ridículos. Ele, muito educado, comprou um copo de suco de laranja para as moças, mas a "professora" não deixou a nossa amiga acima do peso beber, desprezando-o, dizendo que o suco tinha muitas calorias e que só era permitido tomar suco "de saquinho diet", que ela tirou da bolsa. Me faço várias perguntas: como pessoas que trazem, ao longo de uma vida, hábitos alimentares incorretos e precisam de muito apoio para modificá-los, podem sofrer imenso constrangimento? Quem disse que devemos trocar alimentos saudáveis, como frutas, por alimentos industrializados, cheios de aditivos? Até onde o estudo é valorizado? E, principalmente, onde está o senso crítico das pessoas que assistem esse tipo de programa, tão comum na nossa TV, e não questionam?
Como Nutricionista, ainda orgulhosa da minha profissão, mas triste com a realidade, só posso dizer o seguinte em relação ao fato: emagrecer é um processo lento, que inclui práticas de (re)educação, levando em consideração inúmeros fatores e contando com o auxílio de outros profissionais como Médicos, Psicólogos, além do Nutricionista.

O fato acima é mais uns dos muitos que me faz questionar a escolha da profissão. Mas como ainda tenho esperança, mantenho minha luta. Sei que emprego perfeito não existe, mas precisamos lutar pela valorização.

Maíra - NUTRICIONISTA

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Alho


Usado no arroz, no macarrão, na carne, no feijão ... para deixar a comida com gostinho de caseira.
O alho, além de promover sabor, possui algumas propriedades importantes para nossa saúde.
Para aproveitar todos os nutrientes e substâncias funcionais, aquelas que previnem doenças, o ideal é usar o alho amassado ou triturado. Quando torramos ou queimamos, perdemos boa parte dos nutrientes. Assim, é melhor usar o alho mais cru, ao final das preparações.
O alho desempenha importante papel na prevenção de alguns tipos de câncer, como de pulmão, estômago e fígado. Atua como bloqueador da ação de potentes substâncias causadoras de câncer. Tende a controlar a pressão arterial e os níveis de colesterol. Estimula a atividade imunológica do organismo, protegendo-o contra doenças infecciosas. Mas para isso, deve ser consumido diariamente.
Maíra.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Casca de Melancia e de Melão

A melancia é uma fruta excelente para hidratar nosso organismo. Além de possuir pouca caloria, fornece vitaminas A, C e do complexo B. Deve ser ingerida de "barriga vazia", assim evitamos aquela sensação de lembrança ao longo do dia! Uma outra dica é mastigar algumas sementes ao comê-la.

O melão também possui altos valores de vitamina C.

Ambas as frutas possuem cascas riquíssimas em água, fibra e cálcio. Para usá-las basta escolher uma fruta bem bonita, sem machucados e amassamentos, lavá-las bem com auxílio de uma escovinha, somente com água potável.


(vendedor ambulante de Trancoso - BA)
Salpicão Verde (ou Amarelo!)

Ingredientes:
  • 5 xícaras (chá) de casca de melancia (ou melão)
  • sal a gosto
  • 500 gr de peito de frango
  • 1 1/2 xícara (chá) de salsão (repolho ou alface ou acelga...)
  • 1/2 xícara (chá) de cebola
  • salsinha a gosto
  • 1 limão
  • 1 pote de iogurte natural

Modo de preparo: Lave bem a melancia, com auxílio de uma escovinha. Corte em pedaços e descasque. Rale a casca e afervente-as em água e sal, até que fiquem macias, por aproximadamente, 10 minutos. Escorra e reserve. Cozinhe o peito de frango em água e sal, desfie e reserve. Corte em pedaços pequenos o salsão e a cebola. Pique a salsa e misture a casca de melancia, ao peito de frango desfiado, ao salsão e à cebola. Tempere com sal, limão e acrescente o iogurte natural. Sirva frio.

Mais uma semana verdinha de esperança para todos!
Maíra